Laboratório-Ateliê
A importância da imaginação como operação central da educação e da experiência estética (Dewey) será explorada no “Laboratório-Ateliê” através da obra de Bernardes, com foco nos seus desenhos, croquis e plantas, além de obras emblemáticas.
O conceito de “Laboratório-ateliê” : A instigante produção de Bernardes e sua proposta de um Laboratório de Investigações Conceituais (LIC), fundado por ele em 1979, são inspirações para a criação do “Laboratório-Ateliê” que é um misto de espaço de investigação e pesquisa de um laboratório, com um espaço aberto ao “exercício experimental da liberdade” de um ateliê. Esse espaço experimental foi concebido com o objetivo de estimular a criatividade e a imaginação e possui mobiliário especial, elementos construtivos e lúdicos que foram desenvolvidos inspirados na obra de Bernardes para que o visitante experimente e interaja com liberdade e ludicidade com diferentes objetos, elementos e situações.
A proposta do espaço experimental como um “Laboratório-ateliê”, visa provocar uma “participação criativa” do público, buscando ressonâncias da obra de Bernardes com o mundo hoje. Será explorada nas oficinas a dimensão lúdica e multiescalar do processo de criação de Bernardes que gostava tanto do desenho na prancheta e explorar as propostas nas maquetes, quanto de uma experiência de criação e produção no canteiro de obras com os operários.
O “Laboratório-ateliê”: é composto por três núcleos de produção onde acontecem as “oficinas criativas” e que dialogam e se articulam conforme as dinâmicas propostas.
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Núcleo Bidimensional: Propostas de atividades ligadas ao desenho e à colagem. Ex : Construção coletiva ou individual de um “desenho-manifesto” que se desenvolve através de um rolo de papel canson de 20 metros com a utilização de materiais secos (papeis, lápis, lapiseira, grafite, lápis de cor, canetas coloridas).
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Núcleo Tridimensional (maquetaria): Propostas de atividades com elementos construtivos inspirados nos projetos e desenhos de Sergio Bernardes.
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Minibiblioteca : Espaço de leitura e consulta de materiais selecionados que desdobram e aprofundam o conteúdo da exposição e as atividades no “Laboratório-ateliê”. Será composto, além de uma estante/mostruário com rodas, de uma mapoteca e duas Poltronas Rampas.
Observação: Assim que a situação permitir, o espaço experimental “Laboratório-Ateliê” está aguardando autorização para ser montado num primeiro momento no Colégio Pedro II (unidade de São Cristóvão) como parte da parceria que o projeto educativo Sergio Bernardes 100 anos está desenvolvendo com a equipe de professores e a coordenadora professora Sandra Barata Gomes do departamento de desenho do Colégio Pedro II.
A importância do desenho para uma alfabetização visual do olhar
Entrar em contato com a obra/cosmovisão de Sergio Bernardes através de sua produção ampla e multiescalar é uma oportunidade de experimentar um interessante processo de alfabetização visual como processo de conhecimento e experiência da imaginação.
A parceria com a professora Sandra Barata Gomes, coordenadora do Departamento de Desenho do Colégio Pedro II, artista formada na EBA/UFRJ e ativista da causa e importância do desenho, participante do Congresso Gráfica, nos expôs a sua enorme preocupação com o risco de tirarem a obrigatoriedade da disciplina do desenho no Novo Ensino Médio.
Tendo em vista a importância do desenho em todas as esferas da vida humana e no caso do Acervo Sergio Bernardes ser fundamental e do maior valor, esse projeto educativo vai “abraçar” a causa da importância do desenho em todas as suas oficinas criativas.
Atividades e dinâmicas educativas : As “oficinas criativas"
As “oficinas criativas” serão desenvolvidas por “pesquisadores-arte-educadores” e convidados especiais,
O “Laboratório-ateliê” são oficinas imersivas-criativas que se personalizam de acordo com o desenvolvimento de interlocuções/capacitações, projetos com os professores. O foco será o atendimento dos professores e alunos do ensino fundamental e médio do Rio de Janeiro.
A fim de desenvolver essa nova etapa do projeto educativo como um Núcleo experimental educativo está sendo desenvolvida uma parceria através de um projeto de extensão com o Colégio Pedro II e a equipe de professores e alunos do seu departamento de desenho.
Oficina criativa “Rio do Futuro”:
Teremos o projeto “Rio do futuro” como provocação e fio condutor das oficinas criativas. Busca-se entender a utopia como um “território livre do pensar”, exercício fundamental em tempos atuais. A proposta é pensar a cidade, trazendo uma nova sensibilidade através de um mergulho na produção de Sergio Bernardes (Desenhos, textos, plantas, diagramas, mapas temáticos, pensamentos, propostas e provocações...)
Propor análises e interlocuções com o contexto atual e a percepção/relação de cada participante com o seu entorno, como novas páginas que vão sendo criadas, num processo de montagem e remontagem, estimulando novas narrativas e camadas visuais da experiência urbana.
“Oficina-manifesto” : Redesenhando o mundo
Perguntas :
O que te incomoda na cidade?
O que te encanta na cidade?
A questão que instiga e provoca as oficinas criativas do Projeto Rio do Futuro é a possibilidade de “redesenhar a cidade”. Será proposto um mergulho no conjunto instigante de imagens, textos, fotografias e diagramas que compõem a edição especial da Revista Manchete, “Rio do Futuro – Antevisão da Cidade Maravilhosa no Século da Eletrônica”.
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Propostas de pensar o contexto da época e o contexto atual.
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Desenhar o seu percurso na cidade.
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Apresentar os elementos gráficos e as ideias que compõem o projeto “Rio do Futuro” como uma “provocação” para ajudar a pensar o Rio hoje, propondo o desdobramento visual das propostas.
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Desenvolver dinâmicas de desenho coletivo no rolo de papel canson e também nas placas vazias de papelão paraná
Material : Páginas soltas do Projeto Rio do Futuro adesivadas em cartão em formato A1 (60 x 84 cm), como painéis e cartões de papelão paraná (A2, A3, A4) vazios para serem preenchidos pelos participantes.
Propor um “Fórum-laboratório” de discussão e criação como um exercício experimental de “percepção-interlocução” e “proposição-criação”.
Oficina de mapas temáticos, propostas gráficas, protótipos e também de um banco de dados que será alimentado com a participação do público.
Propor a criação de um Manifesto por uma nova “sensibilidade urbana-ambiental” ou por alguma outra proposta que surgir durante as dinâmicas.
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Oficina de Maquetaria (a questão da escala): Serão propostos 3 brinquedos com elementos construtivos criados a partir de projetos de Sergio Bernardes, o projeto do Pavilhão de Bruxelas, Hotel Paquetá e mini Poltrona Rampa. A proposta é construir, desconstruir e reconstruir com liberdade criativa. Ex : Construção e desconstrução e reconstrução de “maquetes”, explorando ludicamente através da escala reduzida o vocabulário de formas, materiais e técnicas construtivas de Sérgio Bernardes.
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Oficina de desenho e novos mapeamentos (macro e micro) “Cartografia sensível” : Apresentar o desenvolvimento de alguns mapas na produção de Bernardes, através da percepção e do estudo do seu entorno: “percepção/imaginação” e “proposição/criação” em função das particularidades do contexto urbano do Rio de Janeiro e o surgimento de uma Civilização Tropical, Ecologia, Terrismo, Auto-gestão, habitação popular... Metodologia: “Site” (lugar) e “Non-site” seus desdobramentos, criações e documentação que se articula e se refere ao “Site” (lugar).
Produção da sala e material para as oficinas criativas
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Três mesas formadas por módulos de (150 x 100 cada) e 25 pufes.
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Uma mesa de luz (200 x 120 cm) que pertenceu à Sergio Bernardes.
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Uma mapoteca *120 x 80 cm) com 5 gavetas.
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Um painel adesivado apresentando o espaço educativo da Exposição Sergio Bernardes 100 anos como um “Laboratório-ateliê”.
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Uma fotografia de Sergio Bernardes, recortada e adesivada em chapa de ACM em escala 1:1.
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Um suporte para bobinas : Rolos de papel canson, vegetal e kraft.
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Papeis : Rolo de papel Canson (90g) 110 x 20 metros, rolo de Papel Canson Vegetal (180 g) 110 x 20 metros, rolo de papel Kraft (90g), 110 x 20 metros.
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Elementos construtivos para a maquetaria. Serão produzidos seis (6) brinquedos com elementos construtivos inspirados na obra de Sergio Bernardes.
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Materiais de desenho à seco, lápis, lapiseiras, grafites, lápis de cor, pastel à seco, de cera e à óleo, canetas, tesouras, arames flexíveis, alicates.