top of page

Pesquisa

Acervo Sergio Bernardes

 

O acervo documental de Sergio Bernardes, com aproximadamente 20.000 documentos, se encontra desde 2011, em comodato no Núcleo de Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – NPD/FAU/UFRJ, através de um Convênio de Cooperação Técnica para tratamento, restauro, catalogação e digitalização da obra completa do arquiteto com o objetivo de permitir, no futuro, acesso à pesquisa.

O Projeto Memória/Acervo Sergio Bernardes, coordenado por Kykah Bernardes com o apoio do escritório Bernardes Arquitetura, “tem como objetivo difundir suas ideias e ideais através da divulgação de projetos e fomento à pesquisa e ações tais como exposições/publicações que visem enriquecer o seu acervo”.

A www.sergiobernardes100anos como uma plataforma educativa, em sinergia com o Projeto Memória/Acervo Sergio Bernardes, tem na apresentação do conteúdo da exposição Sergio Bernardes 100 anos e no desenvolvimento de ações educativas, o acesso à obra, ao universo e ao pensamento de Sergio Bernardes. É nesse sentido que a exposição Sergio Bernardes 100 anos articula-se ao seu projeto educativo e se apresentam como uma oportunidade não só de valorizar o acervo Sergio Bernardes, mas também de criar interlocução, ações e dinâmicas educativas para compartilhá-lo.

 

Esse site é desenvolvido como uma plataforma educativa e apresentará além do conteúdo da exposição, outros documentos selecionados com ênfase no desenvolvimento da sua cosmovisão e do seu pensamento projetual, através de desenhos, plantas, imagens, maquetes... Também foi especialmente desenvolvida uma cronologia para esse site/plataforma educativa e foram selecionados os links do Projeto Memória com as referências bibliográficas atualizadas e referências audiovisuais como o link de acesso ao filme “Bernardes”, link do Instagram do Centenário Sergio Bernardes, e também foram mencionadas as pesquisas e artigos publicados sobre a obra de Sergio Bernardes. Esse material de pesquisa selecionado está sendo disponibilizado em PDF para as capacitações que estão sedo propostas como parte das ações educativas.

 

Nas palavras da pesquisadora e curadora da exposição Sergio Bernardes 100 anos, Adriana Caúla : “Seu acervo mostrou-se como um universo em latência, adormecido por anos de incertezas, mas potente, pleno de invenções. Sergio Bernardes era arquiteto, urbanista, pensador e com sua mente em constante ebulição dissolveu fronteiras disciplinares e classificatórias. Declarou-se inventor social.”

Vale ressaltar, a importância do desenho e da obra construtiva e tridimensional (protótipos e maquetes) e gráfica na produção arquitetônica de Sergio Bernardes, lembrando que a produção da arquitetura moderna foi desenvolvida com desenhos feitos manualmente, sem o uso do computador e com auxílio de maquetes físicas que eram as principais ferramentas de representação tridimensional e estímulo à imaginação que no caso de Bernardes que sempre investiu nas apresentações dos seus projetos, é fundamental.

 

Glossário 1: Pesquisa e elaboração de um glossário com os termos e conceitos chaves do repertório e vocabulário de formas e pensamentos de Sergio Bernardes.

Glossário 2: Será desenvolvido ao longo das capacitações um glossário complementar com nomes, termos e referências importantes relacionadas com a obra de Sergio Bernardes.

bottom of page